quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Verdades sobre Nossa Senhora
























mariologia

FUNDAMENTO BÍBLICO DA TEOLOGIA CATÓLICA - PARTE I
Por Enrique Pardo Fuster
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: http://www.encuentra.com/
I. MARIA ANTES DE SUA CONCEPÇÃO

Em suma:
1. Ocupa posição "ab aeterno", depois de Cristo, na mente e coração de Deus
2. Foi predestinada a ser Mãe de Deus
3. E Mãe do Redentor
4. Sua predestinação é anterior a todas as demais criaturas
5. Foi profetizada no Antigo Testamento
6. Foi prefigurada no Antigo Testamento
7. É originária da Tribo de Judá e da família de Davi
8. Era de estirpe sacerdotal

1. A VIRGEM MARIA OCUPA POSIÇÃO "AB AETERNO", DEPOIS DE CRISTO, O PRIMEIRO LUGAR NA MENTE E NO CORAÇÃO DE DEUS

Não consta expressa nem diretamente na Sagrada Escritura, porém a Igreja aplica a Maria os seguintes versículos:
"Iahweh me criou, primícias de sua obra,
de seus feitos mais antigos.
Desde a eternidade fui estabelecida,
desde o princípio, antes da origem da terra,
Quando os abismos não existiam, eu fui gerada,
quando não existiam os mananciais das águas,
Antes que as montanhas fossem implantadas,
antes das colinas, eu fui gerada;
Ele ainda não havia feito a terra e a erva,
nem os primeiros elementos do mundo,
Quando firmava os céus, lá eu estava,
quando traçava a abóboda sobre a face do abismo;
Quando condensava as nuvens no alto,
quando se enchiam as fontes do abismo;
Quando punha um limite ao mar:
e as águas não ultrapassavam o seu mandamento,
quando assentava os fundamentos da terra.
Eu estava junto com Ele como o mestre-de-obras" (Provérbios 8, 22-30).

2. A VIRGEM MARIA FOI PREDESTINADA PARA SER MÃE DE DEUS
"Iahweh me criou, primícias de sua obra, de seus feitos mais antigos. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes da origem da terra" (Provérbios 8, 22-23).

"Saí da boca do Altíssimo e como a neblina cobri a terra" (Eclesiástico 24,5).
Esclarecimento: Estes textos, ainda que devam ser entendidos como a Sabedoria incriada, não apenas no essencial, mas também hipostaticamente, podem, no entanto, ser atribuídos a Maria na ordem da predestinação (Pio IX).
3. A VIRGEM MARIA FOI PREDESTINADA PARA SER MÃE DO REDENTOR
"Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial" (Gálatas 4,4).

Esclarecimento: A ordem da execução manifesta a ordem da intenção. Portanto, da mesma forma que Cristo veio ao mundo e a Virgem foi constituída Mãe do Redentor, assim também os dois foram predestinados.

4. A PREDESTINAÇÃO DE MARIA PARA SUA SINGULAR MISSÃO DE MÃE DO CRIADOR E DAS CRIATURAS É ANTERIOR A DE TODAS AS DEMAIS CRIATURAS
Não consta expressa nem diretamente na Sagrada Escritura, porém a Igreja aplica a Maria os seguintes versículos:
"Iahweh me criou, primícias de sua obra,
de seus feitos mais antigos.
Desde a eternidade fui estabelecida,
desde o princípio, antes da origem da terra,
Quando os abismos não existiam, eu fui gerada,
quando não existiam os mananciais das águas,
Antes que as montanhas fossem implantadas,
antes das colinas, eu fui gerada;
Ele ainda não havia feito a terra e a erva,
nem os primeiros elementos do mundo,
Quando firmava os céus, lá eu estava,
quando traçava a abóboda sobre a face do abismo;
Quando condensava as nuvens no alto,
quando se enchiam as fontes do abismo;
Quando punha um limite ao mar:
e as águas não ultrapassavam o seu mandamento,
quando assentava os fundamentos da terra.
Eu estava junto com Ele como o mestre-de-obras" (Provérbios 8, 22-30).
5. A VIRGEM MARIA FOI PROFETIZADA NO ANTIGO TESTAMENTO
"Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e pôr-lhe-á o nome de Emanuel" (Isaías 7,14).
6. A VIRGEM MARIA FOI PREFIGURADA NO ANTIGO TESTAMENTO
a) Salomão construiu o Templo de Jerusalém no monte Moriá, onde havia uma rocha chamada Sião da antiga Jerusalém:
"Salomão começou, então, a construção da Casa de Iahweh em Jerusalém, sobre o monte Moriá..." (2Crônicas 3,1).

"O Templo que o rei Salomão edificou para Iahweh tinha 60 côvados de comprimento, 20 de largura e 25 de altura" (1Reis 6,2).

b) A partir de então o monte do Templo se chama Sião:
"Naquele tempo (...) se trará dons a Iahweh dos Exércitos, ao lugar onde se invoca o nome de Iahweh, o monte Sião" (Isaías 18,7).

"Fui eu que consagrei o meu rei sobre Sião, minha montanha sagrada!" (Salmo 2,6).

"(...) o monte Sião, no longínquo Norte, cidade do grande Rei" (Salmo 48,3).
c) A colina do Sião passou a designar toda Jerusalém:
"Com efeito, de Jerusalém sairá um resto e do monte Sião o que escapou" (Isaías 37,32)

"Assim voltarão os que foram libertados por Iahweh, chegarão a Sião gritando de alegria..." (Isaías 51,11)

"Caiam sobre a Babilônia a violência e as feridas que eu sofri! - diz o habitante de Sião; Caia sobre os habitantes da Caldéia o meu sangue! - diz Jerusalém" (Jeremias 51,35).

"Naquele dia será dito a Jerusalém: Não temas, Sião! Não desfaleçam as tuas mãos!" (Sofonias 3,16).
d) E também todo Israel:
"Alegre-se Israel com aquele que o fez, os filhos de Sião festejem o seu rei!" (Salmo 149,2)

"Estabelecerei em Sião a salvação e darei a Israel a minha glória" (Isaías 46,13).

Esclarecimento: Maria pode ser chamada "Filha de Sião" enquanto que a vocação da antiga Jerusalém e de todo o povo eleito se concretiza e culmina em sua pessoa. Como "Filha de Sião" a Virgem é, portanto, o ponto de chegada do Antigo Testamento e primícia da Igreja.

7. A VIRGEM MARIA ERA ORIGINÁRIA DA TRIBO DE JUDÁ E DA FAMÍLIA DE DAVI
"Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão" (Mateus 1,1).

"Estando os fariseus reunidos, Jesus interrogou-os: 'Que pensais a respeito do Cristo? Ele é filho de quem?'. Responderam-lhe: 'De Davi'" (Mateus 22,41-42).

"As multidões que o precediam e os que o seguiam gritavam: 'Hosana ao filho de Davi!'" (Mateus 21,9).

"Ele será grande, será chamado 'Filho do Altíssimo' e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai" (Lucas 1,32).

"Um dos anciãos, porém, consolou-me: 'Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o rebento de Davi...'" (Apocalipse 5,5).

"Eu, Jesus (...) sou o rebento da estirpe de Davi" (Apocalipse 22,16).

"(...) e que diz respeito a seu Filho, nascido da estirpe de Davi segundo a carne" (Romanos 1,3).

"Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, da descendência de Davi" (2Timóteo 2,8).
8. A VIRGEM MARIA ERA DA ESTIRPE SACERDOTAL

"Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel" (Lucas 1,5).
Esclarecimento: A Virgem Maria provinha da estirpe sacerdotal porque era consangüínea de Isabel. O anjo disse a Maria: "Também Isabem, tua parente..." (Lucas 1,36).

FUNDAMENTO BÍBLICO DA TEOLOGIA CATÓLICA - PARTE II

Por Enrique Pardo Fuster
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: http://www.encuentra.com/

II. DA CONCEPÇÃO À ASSUNÇÃO: GRAÇA

Em suma:
1. Foi concebida por geração seminal
2. Foi preservada do pecado original
3. Sua graça, desde o primeiro instante, foi mais abundante do que a de todos os anjos e homens
4. Sua graça foi aumentando enquanto viveu sobre a terra
5. Supera muitíssimo todas as demais criaturas

1. A VIRGEM MARIA FOI CONCEBIDA POR SEUS PAIS DE MODO NATURAL, ISTO É, ATRAVÉS DE GERAÇÃO SEMINAL

Não consta claramente na Sagrada Escritura, mas é possível efetuar deduções dignas de crédito:
"O anjo lhe respondeu: 'O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra" (Lucas 1,35).

Esclarecimento: É evidente que "concebeu", porém que não "foi concebida" por obra milagrosa do Espírito Santo. Ademais, o privilégio de ser concebido milagrosamente exige-se pela dignidade da união hipostática, que é própria apenas de Cristo.
"E o Verbo se fez carne" (João 1,14).

2. A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA FOI PRESERVADA IMUNE DO PECADO ORIGINAL, POR GRAÇA E PRIVILÉGIO DE DEUS, DESDE O PRIMEIRO INSTANTE DE SUA CONCEPÇÃO E EM RAZÃO DOS MÉRITOS DE CRISTO, SALVADOR DO GÊNERO HUMANO
a) No Antigo Testamento:
"Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênese 3,15).

Esclarecimentos:

- Tua linhagem: os pecadores.
- Linhagem dela: o Messias, Cristo.
- A mulher: Maria.
- Hostilidade: negação de qualquer relação amistosa com o diabo; imunidade perfeita contra a escravidão do diabo; imunidade perfeita de todo pecado; libertação do reino do diabo e de sua hostilidade que tende a fazer buscar o mal.

Disto se deduz a hostilidade comum da mulher (Maria) e de sua descendência (Cristo). Portanto, o triunfo está consumado e é comum a um e ao outro, ou seja, a hostilidade e o triunfo de Cristo e Maria contra o diabo é comum a ambos. Com efeito, a hostilidade de Cristo contra o diabo é absoluta e perpétua, com triunfo totalmente perfeito; e o mesmo ocorre com Maria.

Tal hostilidade e triunfo de Maria contra o diabo não poderiam ocorrer se ela tivesse sido manchada pelo pecado original. Conseqüentemente, Maria nunca teve a mancha do pecado original, ou seja, foi preservada dele.

b) No Novo Testamento:
"Entrando onde ela estava, disse-lhe: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo'" (Lucas 1,28).

Esclarecimentos:

Esta saudação solene e sem igual expressa uma denominação nova e própria, adequada e proporcional à dignidade da Mãe de Deus. Porém, esta plenitude da graça não exclui nenhum grau de limitação que Deus pode conceder a uma pessoa criada, nem em abundância, nem em duração. Por conseguinte, Maria obteve uma união contínua com Deus pela graça concedida desde o primeiro instante de sua concepção e na plenitude máxima de que era capaz como criatura. Logo, em Maria jamais houve algum pecado, o qual é diametralmente oposto à graça.

Comparando os dois textos [A.T. x N.T.], vê-se que a plenitude da graça que o anjo reconhece a ela está em perfeita consonância com a hostilidade perpétua e absoluta com o diabo.

3. A GRAÇA CONCEDIDA À VIRGEM MARIA, NO PRIMEIRO INSTANTE DE SUA CONCEPÇÃO, FOI MAIS ABUNDANTE QUE A GRAÇA CONCEDIDA AOS ANJOS E AOS HOMENS, CONSIDERADOS COLETIVAMENTE
Não há textos claros na Sagrada Escritura para apoiar esta verdade; porém, existem duas alusões que permitem afirmá-la sem temer incorrer em erro:
"Fundada sobre as montanhas sagradas, Iahweh ama as portas de Sião mais que todas as moradas de Jacó" (Salmo 86,1-2)

Esclarecimento: Onde os outros se consumam e terminar, ali começa a Virgem Maria.
"Dias virão em que o monte da casa de Iahweh será estabelecido no mais alto das montanhas e se alçará acima de todos os outeiros" (Isaías 2,2).
Esclarecimento: A graça que para outros foi vértice e ápice, para Maria foi raiz e fundamento (São Gregório).

4. A VIRGEM MARIA FOI RECEBENDO AUMENTO DA GRAÇA ENQUANTO VIVEU SOBRE A TERRA.

Não há testemunho certo na Sagrada Escritura; porém, podem ser aplicadas a ela estas palavras:
"Mas a senda dos justos brilha como a aurora e vai alumiando até que se faça o dia" (Provérbios 4,18).

5. MARIA SUPERA MUITÍSSIMO TODAS AS DEMAIS CRIATURAS NA PLENITUDE DAS GRAÇAS
"Cheia de Graça" (Lucas 1,28)

Esclarecimento: Maria é saudada pelo Anjo com a denominação "Cheia de Graça" como nome próprio que a distingue e destaca de todas as outras criaturas.
"O Senhor é contigo" (Lucas 1,28)

Esclarecimento: Expressa a proteção de Deus para que possa cumprir a altíssima missão que lhe foi confiada; e como isto exige extraordinária santidade interna, verifica-se que a graça que lhe foi concedida é muito maior que a de todas as demais criaturas.

FUNDAMENTO BÍBLICO DA TEOLOGIA CATÓLICA - PARTE III

Por Enrique Pardo Fuster
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: http://www.encuentra.com/

III. DA CONCEPÇÃO À ASSUNÇÃO: OUTRAS PRERROGATIVAS
Em suma:
1. Imune à concupiscência.
2. Imune ao pecado venial.
3. Foi apresentada no Templo.
4. Fez voto de virgindade.
5. Casou-se com José, seu consanguíneo.
6. O Arcanjo Gabriel foi eleito por Deus como mensageiro da Encarnação.
7. Apareceu a ela em visão corporal.
8. O Arcanjo lhe propôs três fins ao visitá-la
9. Foi constituída no Templo mais grandioso da Trindade
10. A Encarnação devia ser anunciada para obter seu livre consentimento
11. Conheceu vários idiomas

1. MARIA FOI IMUNE À CONCUPISCÊNCIA

Concupiscência, no sentido dogmático, é o apetite cujo movimento transtorna o ato deliberativo e o ditame da razão, persistente contra o império da vontade.

Maria foi imune ao pecado original e uma das conseqüências foi imunidade à concupiscência.

O pecado venial é conseqüência da concupiscência. Como Maria nunca teve pecado venial, deduz-se que esteve livre de toda concupiscência.

Parece mais congruente que Maria nunca tivesse pecado por ser dotada do dom da integridade do que pelo governo interior de seus desejos.

2. MARIA FOI IMUNE A TODO PECADO VENIAL

"Entrando onde ela estava, disse-lhe: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo'" (Lucas 1,28).

Esclarecimento: A plenitude da graça afirmada pelo anjo não seria tal se tivesse existido nela qualquer pecado. Além disso, se Maria tivesse pecado alguma vez, tal ignomínia teria redundado no Filho, identificado com a própria sabedoria e santidade de Deus.

3. A VIRGEM MARIA FOI APRESENTADA NO TEMPLO PARA QUE SE DEDICASSE TEMPORALMENTE AO SERVIÇO DO SENHOR

Não há textos claros na Sagrada Escritura que demonstrem este fato histórico; porém, pode ser deduzido do costume de muitas mulheres, naquele tempo, serem apresentadas para que se dedicassem à oração, ao jejum e ao serviço do tabernáculo.
"Havia também uma profetisa chamada Ana, de idade muito avançada, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Após a virgindade, vivera sete anos com o marido; ficou viúva e chegou aos oitenta e quatro anos. Não deixava o Templo, servindo a Deus dia e noite com jejuns e orações" (Lucas 2,36-37).

4. É MUITO PROVÁVEL QUE MARIA, ANTES DO ANÚNCIO DO ANJO, TIVESSE FEITO A DEUS VOTO DE VIRGINDADE

"Maria respondeu ao Anjo: 'Como se dará isto, já que não conheço varão?'" (Lucas 1,34).

Esclarecimento: Santo Agostinho e muitos teólogos explicam esta pergunta apontando que ela já tinha feito voto de virgindade. São Tomás afirma que as obras de perfeição são mais louváveis se feitas por voto e que, portanto, Maria tinha consagrado sua virgindade a Deus.

5. A VIRGEM MARIA, COMO FILHA ÚNICA DOS BENS PATERNOS, CASOU-SE COM JOSÉ, SEU CONSANGUÍNEO MAIS PRÓXIMO, EM RAZÃO DO MANDAMENTO DA LEI DE MOISÉS

"Casar-se-ão com quem lhes agradar, conquanto que se casem com alguém de um clã da tribo do seu pai. A herança dos filhos de Israel não passará de tribo a tribo; os filhos de Israel permanecerão vinculados, cada um, à herança da sua tribo" (Números 36,6-7).

Esclarecimento: Alguns dizem que o matrimônio de Maria com José foi em razão do milagre da vara florida; outros, por inspiração divina; outros, por indicação expressa de um anjo. Porém, a razão que encontra fundamento na Sagrada Escritura é a prescrição da Lei de Moisés.

6. O ARCANJO GABRIEL FOI ELEITO POR DEUS COMO MENSAGEIRO DO MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria" (Lucas 1,26-27).

Esclarecimento: Gabriel significa "Fortaleza de Deus" e por isso foi eleito para anunciar a Cristo, que deveria lutar contra o diabo e obter contra ele a vitória mais completa.

7. O ARCANJO GABRIEL APARECEU À VIRGEM MARIA EM VISÃO CORPORAL

Não consta claramente na Sagrada Escritura; porém, isto pode ser deduzido dos seguintes detalhes:

a) Da entrada do Arcanjo no local onde Maria se encontrava:
"Entrando onde ela estava, disse-lhe: 'Alegra-te, cheia de graça'" (Lucas 1,28).

b) Maria ficou perturbada, pois nunca tinha sido saudada por um varão:
"Ela ficou perturbada por essas palavras" (Lucas 1,29).

c) Maria, que a princípio temia o homem, acaba o diálogo intrépida com o Arcanjo:
"Disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1,38).
d) A saída do Arcanjo:
"E o anjo, deixando-a, se foi" (Lucas 1,38).

Esclarecimento: Da entrada do Arcanjo, do temor da Virgem Maria e da saída do mesmo, parece que este lhe tenha aparecido em forma corporal visível.

8. O ARCANJO GABRIEL PROPÔS TRÊS FINALIDADES AO VISITAR A VIRGEM MARIA: DEIXÁ-LA CONSIDERAR SOBRE TÃO GRANDE MISTÉRIO; INSTRUÍ-LA SOBRE O MESMO; E MOVER SUA VONTADE PARA QUE ACEITASSE SER A MÃE DO VERBO ENCARNADO

a) Deixá-la considerar sobre o mistério:
"Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo" (Lucas 1,28).

b) Instruí-la sobre o mesmo mistério:
"Conceberás no teu seio e darás à luz um filho" (Lucas 1,31).

c) Mover sua vontade para que aceitasse ser a Mãe do Verbo Encarnado:

1º) Propondo-lhe o exemplo de Isabel:
"Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice" (Lucas 1,36)

2º) Apoiando-se na onipotência de Deus:
"Porque nada é impossível para Deus" (Lucas 1,37).

9. A VIRGEM MARIA FOI CONSTITUÍDA NO TEMPLO GRANDIOSO E PERFEITO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

a) Toda alma em graça é constituída em santuário de Deus:
"Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele" (1João 4,16).

b) A Virgem Maria foi cheia de graça:
"Entrando onde ela estava, disse-lhe: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo'" (Lucas 1,28).

c) A maior grandiosidade e perfeição de Maria, como Templo da Trindade, correspondem à plenitude da graça com que Deus a dotou.

10. A ENCARNAÇÃO DEVIA SER ANUNCIADA À VIRGEM MARIA, PARA OBTER SEU LIVRE CONSENTIMENTO, SEM O QUAL NÃO TERIA COMO SE REALIZAR
"Entrando onde ela estava, disse-lhe: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo'. Ela ficou perturbada com estas palavras e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo lhe disse: 'Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus; eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; reinará sobre a casa de Jacó pelos séculos e seu reino não terá fim'. Maria respondeu ao anjo: 'Como se dará isto, já que não conheço varão?'. O anjo lhe respondeu: 'O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso, aquele que há de nascer será santo e será chamado 'Filho de Deus'" (Lucas 1,28-35).

Esclarecimento: Nesta narração, aparece o pedido de consentimento à Virgem Maria, para a realização da obra da Encarnação; o anjo não a intimida sobre o decreto da vontade divina, como se devesse ser realizado ainda que sem a vontade dela; ao contrário, expõe a Maria o desígnio de Deus e quando Maria opõe-lhe o voto de virgindade como obstáculo, o anjo contesta sua objeção e não se retira até que, convencida de que teria conservada íntegra sua virgindade, deu seu consentimento dizendo: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra". E o anjo, deixando-a, se foi (Lucas 1,38).

11. A VIRGEM MARIA CONHECEU E FALOU VÁRIOS IDIOMAS DURANTE SUA VIDA SOBRE A TERRA
Não existem textos da Sagrada Escritura que contenham esta verdade; porém, pode ser deduzida dos seguintes:
a) Falou normalmente com os Magos, no idioma destes, durante sua visita:
"Entraram na casa e viram o menino com sua Mãe Maria; e, prostrando-se, o adoraram; depois, abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra" (Mateus 2,11).

b) Em suas relações normais com os habitantes do Egito, conversaria igualmente com eles:
"Ele (José) se levantou durante a noite, tomou o Menino e sua Mãe, e se retirou para o Egito; e ali ficou até a morte de Herodes" (Mateus 2,14-15).

FUNDAMENTO BÍBLICO DA TEOLOGIA CATÓLICA - PARTE IV

Por Enrique Pardo Fuster
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: http://www.encuentra.com/

IV. DA CONCEPÇÃO À ASSUNÇÃO: MÃE DE DEUS
Em suma:
1. É Mãe de Deus.
2. Desde o momento em que manifestou seu "sim" à mensagem do Arcanjo.
3. Sua dignidade é de alguma maneira infinita.
4. Foi Virgem antes, durante e depois do parto.
5. O parto da Virgem foi profetizado no Antigo Testamento.
6. Jesus Cristo foi seu único filho e primogênito.
7. Maria teve domínio sobre Jesus, não por direito, mas de fato.

1. A VIRGEM MARIA É VERDADEIRAMENTE MÃE DE DEUS

Não consta expressamente na Sagrada escritura que a Virgem Maria seja Mãe de Deus; porém, consta que é Mãe de Jesus Cristo e que Jesus Cristo é verdadeiro Deus.

a) Maria é Mãe de Jesus Cristo:
"Viram o menino com sua Mãe Maria; e, prostrando-se, o adoraram" (Mateus 2,11).

"Quando o viram, ficaram surpresos, e sua Mãe lhe disse: 'Filho, por que fizeste isto? Teu pai e eu, angustiados, estávamos te procurando" (Lucas 3,48).

"Três dias depois foi celebrada uma boda em Caná da Galiléia e estava ali a Mãe de Jesus" (João 2,1).

"Todos eles perseveravam na oração com o mesmo espírito, na companhia de algumas mulheres, de Maria, a Mãe de Jesus e seus irmãos" (Atos 1,14).
b) Jesus Cristo é verdadeiro Deus:
"Nós estamos na Verdade, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeira e a vida eterna" (1João 5,20).

Esclarecimento: Aquele que foi gerado pelo Pai desde toda a eternidade e que foi gerado da Virgem no tempo é um e o mesmo.
"Darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado 'Filho do Altíssimo'" (Lucas 1,31-32).

"Porém, ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei" (Gálatas 4,4).

2. A VIRGEM MARIA FOI CONSTITUÍDA MÃE DE DEUS NO MESMO INSTANTE EM QUE MANIFESTOU SUA CONFORMIDADE À MENSAGEM DO ARCANJO GABRIEL

"Disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1,38).
Esclarecimento: Deus não quis tomar a carne humana de Maria sem que ela conhecesse o mistério e prestasse seu consentimento. E ela prestou quando disse: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1,38).

3. A DIGINIDADE DA MATERNIDADE DIVINA, DE ALGUMA MANEIRA, É INFINITA

Disso há deduções muito claras na Sagrada Escritura:
"Anunciarei o decreto de Javé; ele me disse: 'Tu és o meu filho; eu te gerei hoje'" (Salmo 2,7).

Esclarecimento: Ainda que seja verdade que estas palavras se atribuem ao Pai Eterno, não é menos certo que a Virgem Maria é a única criatura a quem também poderia se atribuir. Porém, se o Filho é de dignidade infinita, por ser gerado pelo Pai Eterno, como esta dignidade não iria redundar em sua Mãe, que lhe deu o ser? Se a excelência do fruto é atribuída à árvore, como a infinita dignidade do Filho não será atribuída também à Mãe?

4. MARIA FOI VIRGEM ANTES DO PARTO, DURANTE O PARTO E DEPOIS DO PARTO

São admitidos 4 aspectos da Virgindade:
1. Virgindade do corpo: é a imunidade de uma plena satisfação venérea admitida livremente, seja lícita ou ilícita.
2. Virgindade da mente: é um firme propósito de abster-se perpetuamente de qualquer deleite venéreo.
3. Virgindade da alma: é a dedicação total do homem feita a Deus pelo Reino dos céus.
4. Virgindade do sentido: é a imunidade de qualquer movimento venéreo da concupiscência.

Aqui se faz referência à virgindade do corpo, que nunca foi violada.

a) Maria é virgem ANTES do parto:
"O anjo do Senhor apareceu-lhe em sonhos e lhe disse: 'José, filho de Davi, não temas tomar contiga a Maria, tua esposa, porque o que foi concebido nela vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados'. Tudo isto ocorreu para que se cumprisse o oráculo do Senhor por meio do profeta: 'Eis que uma Virgem conceberá e dara à luz um filho, a quem colocarão o nome de Emanuel'" (Mateus 1,20-23).

"José despertou do sonho e fez como o Anjo do Senhor lhe havia mandado; e tomou consigo a sua esposa. E sem tê-la conhecido, deu ela à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus" (Mateus 1,24-25).

"Foi enviado por Deus o Anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José" (Lucas 1,26-27).
b) Maria é virgem NO parto:
"Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel" (Isaías 7,14).

"José despertou do sonho e fez como o Anjo do Senhor lhe havia mandado; e tomou consigo a sua esposa. E sem tê-la conhecido, deu ela à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus" (Mateus 1,24-25).

["Enquanto lá estavam, completaram-se os dias para o parto, e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala" (Mateus 2,7).]
c) Maria é virgem DEPOIS do parto:
"E Iahweh me disse: 'Este pórtico permanecerá fechado. Não se lhe abrirá e ninguém passará por ele, porque por ele passou Iahweh, o Deus de Israel. Ficará, pois, fechado" (Exequiel 44,2).

"Maria respondeu ao Anjo: 'Como se dará isto se não conheço varão?'" (Lucas 1,34).

Esclarecimento: Esta resposta supõe propósito de guardar a virgindade.

5. O PARTO DA VIRGEM MARIA FOI PROFETIZADO NO ANTIGO TESTAMENTO

"Pois bem. O próprio Senhor vos dará um sinal: eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel" (Isaías 7,14).

"Por isso Iahweh vos abandonará até o tempo em que dê a luz aquela de dará a luz" (Miqueias 5,2).
Esclarecimento: Trata-se da Mãe do Messias.

6. JESUS CRISTO FOI FILHO ÚNICO E PRIMOGÊNITO DA VIRGEM MARIA

a) Filho único:

- No Templo, aparece como filho único:
"Seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da Páscoa. Quando tinha doze anos, subiram eles, como de costume, à festa" (Lucas 2,41).

- Em Nazaré, falam do filho de Maria:
"Não é este o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão?" (Marcos 6,3).

Esclarecimento: a palavra "irmão" era usada no sentido de outra espécie de parentesco.
"Abrão, ao ouvir que seu irmão tinha sido preso" (Gênese 14,14).

"Filhos de Merari: Eleazar e Cis. Eleazar morreu sem ter filhos; só teve filhas, as quais os filhos de Cis, seus irmãos, tomaram por esposas" (1Crônicas 23,21).

"Jeú encontrou os irmãos de Ocozias, rei de Judá, e pergunto: 'Quem sois vós?'. Eles responderam: 'Somos os irmãos irmãos de Ocozias" (2Reis 10,13).
Esclarecimento: A palavra "irmão" era usada no sentido de outro parentesco, como sobrinho.

- Na Cruz:
"Jesus, vendo sua Mãe e junto a ela o discípulo a quem amava, disse para sua Mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'. A seguir, disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe'. E a partir daquela hora, o discípulo a acolheu em sua casa" (João 19,26-27).
Esclarecimento: Se Jesus tinha irmãos e a Virgem tinha outros filhos, é inconcebível que a tivesse dado por Mãe a São João.

b) Primogênito:
"E aconteceu que, enquanto estavam ali, se cumpriram os dias da gravidez e deu à luz ao seu filho primogênito" (Lucas 2,6-7).
7. MARIA TINHA DOMÍNIO SOBRE CRISTO, NÃO POR DIREITO, MAS DE FATO
a) Não teve domínio por direito porque apenas Cristo o teve:
"Então o Rei dirá aos da sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai. Recebei a herança do Reino de meu Pai; recebei a herança do Reino preparado para vós'" (Mateus 25,34).

"Então Pilatos lhe disse: 'Tu és Rei?' Jesus respondeu: 'Tu o dizes: eu sou Rei'" (João 18,37).

b) Mas teve domínio de fato:
"Desceu com eles e veio a Nazaré; e vivia sujeito a eles" (Lucas 2,51).

Esclarecimento: Maria foi Mãe de Cristo e ainda que os filhos tivessem a obrigação de obedecer aos pais por direito natural, Jesus quis, no entanto, mostrar-se livremente submisso aos seus pais.
FUNDAMENTO BÍBLICO DA TEOLOGIA CATÓLICA - PARTE V

Por Enrique Pardo Fuster
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: http://www.encuentra.com/
V. DA ASSUNÇÃO À COROAÇÃO
Em suma:
1. Foi levada ao céu terminado o curso de sua vida.
2. Em corpo e alma.
3. Foi coroada nos céus.

1. A VIRGEM MARIA FOI ASSUMPTA AO CÉU TERMINADO O CURSO DE SUA VIDA TERRESTRE

Alusões do Cântico dos Cânticos:
"Que é aquilo que sobe do deserto,
como colunas de fumaça
perfumada com incenso e mirra,
e perfume dos mercadores?" (Cântico 3,6)

"Quem é esta que desponta como a aurora,
bela como a lua,
fulgurante como o sol,
terrível como esquadrão?" (Cântico 6,10).

"Quem é esta que sobe do deserto,
apoiada em seu Amado?" (Cântico 8,5).

2. A VIRGEM MARIA FOI LEVADA AO CÉU EM CORPO E ALMA

Alguns Santos Padres e Teólogos fazem referência aos seguintes textos:
"Levanta-te, Iahweh, para o teu repouso, tu e a arca da tua força" (Salmo 132,8).

"Quem é esta que sobe do deserto, apoiada em seu Amado?" (Cântico 8,5).

"E o Santuário de Deus se abriu no céu e apareceu a arca da sua aliança no Santuário; houve relâmpagos, vozes, trovões, terremotos e uma grande tempestade de granizo" (Apocalipse 11,19).

"Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênese 3,15).
Esclarecimentos: O triunfo de Cristo sobre a serpente é integrado por uma tríplice vitória: sobre o pecado, sobre a concupiscência e sobre a morte. Porém, Maria está associada à sua linhagem, isto é, a Cristo, neste triplo triunfo; portanto, Maria triunfou sobre o pecado por sua imaculada conceição, sobre a concupiscência por sua maternidade virginal e sobre a morte por sua assumpção ao céu em corpo e alma. Além disso, a imunidade de Maria quanto ao pecado original supõe a imunidade das conseqüências do mesmo pecado; uma dessas conseqüências é a corrupção do corpo e sua separação da alma; com efeito, o corpo e a alma perduram na glória.

3. A VIRGEM MARIA FOI COROADA NOS CÉUS COMO RAINHA DE TODA A CRIAÇÃO

Os textos da Sagrada Escritura são apenas alusivos:
"Filhas de reis estão entre as tuas favoriras; à tua direita, uma rainha, com o ouro de Ofir" (Salmo 45,10).

"Na eternidade, triunfa - coroada, vitoriosa - numa competição de lutas imaculadas" (Sabedoria 4,2).

"Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher, vestida de sol, com a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça" (Apocalipse 12,1).

FUNDAMENTO BÍBLICO DA TEOLOGIA CATÓLICA - PARTE VI

Por Enrique Pardo Fuster
Tradução: Carlos Martins Nabeto
Fonte: http://www.encuentra.com/
VI. DEPOIS DA COROAÇÃO: OUTRAS PRERROGATIVAS
Em suma:
1. Cooperadora com seu Filho na obra de Redenção.
2. Distribuidora das graças.
3. Tesoureira universal.
4. Comediadora.
5. Mãe de todos os cristãos.
6. Seu imenso amor pelos homens.

1. A VIRGEM MARIA COOPEROU VERDADEIRAMENTE E REALMENTE COM SEUS FILHO NA OBRA DE REDENÇÃO DO GÊNERO HUMANO

A obra de redenção compreende dois aspectos:

a) A doação do Redentor.
b) A realização da obra salvadora.

a) A Virgem cooperou na doação do Redentor:

1º) Deus Pai é a causa principal da doação do Redentor ao mundo:
"Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu único Filho, para que todo o que creia nele não pereça" (João 3,16).
2º) Porém, o Redentor foi enviado por meio de Maria:
"Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher" (Gálatas 4,4).

b) A Virgem Maria colaborou na realização da obra redentora:
"Disse Maria: 'Faça-se em mim segundo a tua palavra'" (Lucas 1,38).

Esclarecimento: A Virgem colaborou totalmente na obra de Jesus Cristo, visto que sua realização dependia do seu consentimento: "Faça-se".
"E vivia sujeito a eles (...) Jesus progredia em sabedoria, em estatura e na graça diante de Deus e dos homens" (Lucas 2,51-52).
Esclarecimento: Jesus se preparava para sua obra redentora sob a tutela e responsabilidade de seus pais; estes, assim, lhe prestavam uma autêntica colaboração.

2. DEUS DETERMINOU SEU PLANO DE ASSOCIAR INTIMAMENTE MARIA À OBRA SALVÍFICA DE CRISTO NA AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS GRAÇAS

Indícios muito claros são os seguintes:

a) A Anunciação:
"O anjo lhe disse: 'Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus; irás conceber no seio e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus'" (Lucas 1,30-31).

b) O Milagre das Bodas:
"Três dias depois foi celebrada uma boda em Caná da Galiléia e estava ali a Mãe de Jesus. Jesus e seus discípulos também foram convidados à boda. E como faltasse vinho, sua Mãe disse a Jesus: 'Não têm vinho'. Jesus lhe respondeu: 'O que tenho eu contigo, mulher? Ainda não chegou a minha hora'. Sua Mãe disse aos serventes: 'Fazei o que Ele vos disser'" (João 2,1-5).

c) A presença de Maria no Calvário:
"Junto à cruz de Jesus estavam sua Mãe, a irmã de sua Mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena" (João 19,25).

d) A proclamação, por Cristo, de sua maternidade espiritual:
"Jesus, vendo sua Mãe e junto a ela o discípulo a quem amava, disse para sua Mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'. A seguir, disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe'. E a partir daquela hora, o discípulo a acolheu em sua casa" (João 19,26-27).

3. A VIRGEM MARIA FOI CONSTITUÍDA POR DEUS TESOUREIRA UNIVERSAL DE TODAS AS GRAÇAS

Não consta claramente na Sagrada Escritura; porém, a Igreja atribui-lhe os seguintes versículos:
"Eu sou a Mãe do amor formoso, do temor" (Eclesiástico 24,24).

Esclarecimento: Maria, depositária do amor divino e do temor, para distribuí-los aos seus filhos.
"Em mim, toda graça da vida e da verdade" (Eclesiástico 24,25).

Esclarecimento: Para que sirva de luz aos homens que caminham neste mundo.
"Em mim, toda esperança de vida e de virtude" (Eclesiástico 24,25).

Esclarecimento: Porque na terra esperamos a vida da graça e no céu a vida da glória, adquirimos as virtudes por Maria.

4. A VIRGEM MARIA É MEDIADORA DE TODAS AS GRAÇAS AOS HOMENS

"Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar" (Gênese 3,15).
Esclarecimentos: "Hostilidade entre ti e a mulher", isto é, entre Satanás e Maria. "Hostilidade entre tua linhagem e a linhagem dela", isto é, entre os pecadores e Cristo e seus seguidores. Portanto, Cristo e Maria unidos em sua luta contra Satanás. Porém, a cooperação de Maria com Cristo é incompleta apenas com sua maternidade física e sua cooperação próxima à obra redentora pela qual ocorre a aquisição das graças se não houver a intervenção real de Maria na concessão das mesmas.
"Naqueles dias, Maria se levantou e foi prontamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá; entrou na casa de Zacarias e saudou a Isabel. E enquanto Isabel ouvia a saudação de Maria, saltou alegremente o menino em seu seio, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo (Lucas 1,39-41).

Esclarecimento: Antes de ter saído do seio virginal de Maria, Cristo concedeu a graça da santificação a João Batista, significada pela exultação e salto alegre no ventre de Santa Isabel.
"Foi celebrada uma boda em Caná da Galiléia e estava ali a Mãe de Jesus. Jesus e seus discípulos também foram convidados à boda. E como faltasse vinho, sua Mãe disse a Jesus: 'Não têm vinho'. Jesus lhe respondeu: 'O que tenho eu contigo, mulher? Ainda não chegou a minha hora'. Sua Mãe disse aos serventes: 'Fazei o que Ele vos disser'" (João 2,1-5).
Esclarecimento: O primeiro milagre de Jesus, ao começar sua vida pública, foi aquela conversão admirável da água em vinho, que se realizou a pedido de Maria.

A ação de distribuir os dons pertence a Cristo por direito próprio e exclusivo, visto que os adquiriu com sua Morte, e ele é potestativamente o Mediador entre Deus e os homens (São Pio X).
"Se alguém peca, temos um advogado perante o Pai: Jesus Cristo, o justo" (1João 2,1).

Maria coopera com Cristo na distribuição das graças.

5. A VIRGEM MARIA É REALMENTE E VERDADEIRAMENTE MÃE DE TODOS OS CRISTÃOS

"Jesus, vendo sua Mãe e junto a ela o discípulo a quem amava, disse para sua Mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'. A seguir, disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe'. E a partir daquela hora, o discípulo a acolheu em sua casa" (João 19,26-27).

Esclarecimento: Cristo designou com o nome de "discípulo" todos os cristãos; isto é mais congruente com a universalidade de todas e cada uma das ações redentoras de Cristo.
"E deu à luz ao seu filho primogênito" (Lucas 2,7).

Esclarecimento: Se Cristo foi seu filho primogênito, é porque os outros são seus filhos segundogênitos. Porém, como a Virgem não teve filhos carnais, é necessários que sejam espirituais.

6. O AMOR DA VIRGEM MARIA PARA COM OS HOMENS É IMENSO, POR SUA CARIDADE PARA COM DEUS E PORQUE CRISTO OS ENCOMENDOU NA PESSOA DE JOÃO

a) Por sua caridade para com Deus:
"E recebemos dele este mandamento: 'Quem ama a Deus, ame também o seu irmão" (1João 4,21).

"O que vos mando é que ameis uns aos outros" (João 15,17).

"Eis o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei" (João 15,12).
Esclarecimento: Deduz-se claramente que a Virgem Maria cumpriu este Mandamento com toda a perfeição.

b) Porque Cristo os encomendou na pessoa de João:
"Jesus, vendo sua Mãe e junto a ela o discípulo a quem amava, disse para sua Mãe: 'Mulher, eis aí o teu filho'. A seguir, disse ao discípulo: 'Eis a tua mãe'" (João 19,26-27).
Esclarecimento: As últimas palavras que Cristo disse a Maria têm um valou e uma aplicação perene para todos e para cada um de seus filhos: os cristãos representados em João.

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